terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quase um "adeus ano velho"

E hoje, depois de quase 4 semanas de negação, realmente absorvi a idéia de que 2010 está chegando ao fim. Já estava assustada com as decorações natalinas e vendas de panetone há dias, minha família programando quem vai fazer o que na ceia, sondagens pra amigo secreto - achei tudo muito precipitado demais, na minha ingênua relutância. Mas agora é fato: faltam exatos 45 dias pra que acabe o ano, e eu não tenho como dizer que isso é mentira...
Não que eu me ligue em datas, espacial e temporalmente falando, porque, no fim das contas, são apenas dias corridos. Se formos pensar mais profundamente, muito pouco vai mudar...dezembro, janeiro, tudo igual! E quase todo mundo vai acabar fazendo as mesmas coisas.
Mas agora, nesta exata altura do campeonato, datas à parte, entra o psicológico e emocional: é quando eu sempre olho pra trás e faço um balanço do meu ano. Pra pensar nas coisas que aconteceram, em planos que cumpri, metas que estabeleci. De fatos bons, do que deixei de realizar, de onde me faltou a sorte...Tirar proveito de alguns fatos, e tentar correr atrás do prejuízo, torcendo pra que ainda dê tempo...

Para mim, não foi um ano daqueles (embora, admita, sou exigente demais pra afirmar que tive "qualquer coisa" digna de um bom suspiro de satisfação...).
Comecei a mil, depois tropecei, caí, afundei...estagnei, voltei a 500, corri uma maratona, e agora creio ter alcançado uma excelente quilometragem. Ou melhor que a esperada.
Também não conversei com uma só pessoa que tenha falado que 2010 tenha sido bombástico, o que me consola.
No fundo, passou tão rápido, que nem deu pra fazer uma análise mais detalhada.
Nem deu pra sentir.

Acredito que essa "insatisfação" com esse ano tenha sido geral, porque também não conheço uma alma que não tenha esperado tudo e mais um pouco de 2010. E é aquele mesmo problema de sempre: expectativas exacerbadas, frustrações exacerbadas.
Não tem como!

POR OUTRO LADO, antes que alguém pense que este é um post de lamúrias e reclamações, por mais que eu, particularmente falando, tenha tido uma série de tropeços, foi o primeiro ano em que consegui estabelecer e cumprir alguns planos que criei em prol da minha sanidade mental.
(E ponto pra 2010!)
Sabe aquelas coisas que juramos iniciar no dia 1 de janeiro (aula disso, aula daquilo, estudar mais, fazer uma dieta, investir meu dinheiro sei lá onde...), desejos antigos, velhos novos projetos, e que não conseguimos executar nos 364 dias seguintes???
Então...

Pois este foi o primeiro ano da minha vida em que consegui realizar 100% das coisas que anotei como "metas do ano novo" no meu caderninho em dezembro do ano passado.
Fora as situações extraordinárias que entraram na minha vida nos últimos meses, que fizeram com que tudo acabasse valendo a pena, no fim das contas.

Mas, como boa reclamona, parei pra analisar com frieza, e vi que falta ainda muita coisa.
Queria voltar a estudar idiomas, até voltei...mas não obtive o nível que queria; planejei dar mais aulas, e dei...mas não com tanta frequência como queria; sonhei conhecer mais pessoas e mais lugares, e conheci...mas não com a intensidade que queria; quis me organizar pra economizar mais dinheiro, e até economizei...mas não o montante que queria...
Por essas e outras que finalizo com um 7,5 pra este ano, se considerarmos que a média é 7.

O que fazer agora?
Além de chorar minhas pitangas, pensar em onde e quando eu devo começar pra correr atrás dos 2,5 pontos restantes. Pra isso, eu tenho (nós temos!) apenas pouco mais que 7 semanas...
Mas nada de impossível, ainda que pareça.
Então, olhando pro meu ano como como uma observadora de fora, prometo pra mim mesma: eu vou correr atrás dos meus pontinhos saltitantes!
A velha e boa história: meu copo está com água pela metade, e sou eu quem decide se ele está meio CHEIO ou meio VAZIO...

Pois pra mim, está decidido: copo em fase de preenchimento, AINDA.
E mais 45 dias pra eu me esbaldar e me encher de tudo.
Literalmente...

Nenhum comentário: