sábado, 13 de novembro de 2010

Lista: 10 coisas diferentes pra se fazer em feriado!

Estamos nos aproximando de mais um feriado, e creio que sou uma das poucas que não curte tanto uma folga prolongada.

Não que eu não goste de feriados, explico melhor: quando se tem dinheiro sobrando, pra fazer uma viagem bacana, e tal, pouca coisa pode ser melhor; quando essa parte boa da história não existe, porém, o que resta é um dia chato, vazio, monótono, sem nada pra fazer...praticamente um domingo (e domingo não é o dia mais legal da semana, concordem comigo!).

Pensando nisso, que criei mais uma listinha: a de idéias de coisas legais pra serem feitas em feriado! E o melhor de tudo: soluções bastante econômicas, que exigem, praticamente, disposição e criatividade!
Segue a lista:

1. Reinvente o piquenique
Junte uma meia dúzia, faça ou compre guloseimas boas de "hora do café", e carregue tudo pra algum lugar bacana ao ar livre (que pode até ser o quintal da casa, mesmo!). Para as Amélias mais empolgadas, vale perder tempo com decoração, que fica uma graça!

2. Explore regiões desconhecidas do lugar onde você mora
Tem sempre algum lugar da nossa cidade, ou da vizinhança, que não conhecemos, ou que não temos o hábito de visitar. Num dia em que sobra tempo e faltam boas coisas pra se fazer, uma dessas pode virar lembrança de um passeio pra lá de inesquecível!

3. Doe roupas que você nunca mais vai usar
Faxina no armário às vezes é necessário! Além de desentulhar a casa, deixando a energia (e os bons hábitos da organização) fluir melhor, dá pra fazer a alegria pra alguém que realmente precisa! Pros mais pão-duros, dá pra juntar tudo e vender num brechó...

4. Volte ao passado, da forma mais saudável possível
Reveja fotos antigas, vídeos de família, álbuns de coisas importantes...Releia cartas, cartões, emails...Lembre de várias pessoas que nem existem mais, e de muitos dias que ficaram lá atrás, intocados. Aproveite todos os sentimentos que vierem com isso, que são deliciosos!

5. A velha e boa sessão de filme
Dia de ócio é bom pra começar a ver um seriado, pegando várias temporadas na locadora, pra assistir tudo de uma vez só...Ou trilogias. Ou uma série de alguns clássicos, de alguns diretores específicos...qualquer coisa que permita um dia inteiro de sofá, preguiça e pipoca!

6. Pratique algum esporte "mais diferente" um pouquinho
Nada melhor que um feriado pra apostar num esporte-lazer, desses que sempre queremos fazer, mas nunca temos tempo/ coragem/ dinheiro. Falo de uma aula de windsurf, de arvorismo, de trilhas, de rafting...pros mais corajosos, vôo duplo ou paraquedismo! Não é demais???

7. Aproveite para realizar os encontros há tempo prometidos
Não existe quem não deva uma visita pra alguém muito especial há dias...ou anos! Hora de pagar promessas e curtir um programa diferente com um amigo ou parente - sempre que arrumo uma dessas, eu me desmancho em risadas! É muito bom rever pessoas queridas!

8. Faça um 21
Não dá pra encontrar essas pessoas queridas por limitadores geográficos?? Pra essas coisas que existe o bendito telefone! Ligue pra quem mora longe, atualize as novidades e mate um pouco de saudade...Óbvio que pode ser internet, mas às vezes utilizar o bom e velho recurso da telefonia pode ser muito mais diferente e impessoal!

9. Exercite um hobbie novo, ou atualize um hobbie velho
Gama de possibilidades quase infinita: jardinagem, pintura, trabalho com madeira, artesanato, culinária, artes plásticas, e mil-e-uma-coisas. Dá pra ler um livro, no mínimo. Ou usar da artimanha pra benefício próprio, por exemplo (consertar alguma coisa que está estragada em casa há decênios!). Quem gosta de música pode aprender a tocar uma, ou compor alguma coisa nova. Quem gosta de escrever pode se inspirar de N maneiras. Quem gosta de cozinhar pode experimentar um prato novo. E por aí vai...sempre vai!

10. Registre esse dia
Uma vez, num feriado qualquer, eu e um amigo resolvemos fazer uma maratona fotográfica, quando estávamos no auge da nossa empolgação com as aulas de fotografia. Foi assim: escolhemos alguns temas, e cada um saiu pela cidade fotografando coisas que tivessem a ver com aquele tema. Como nós dois éramos nosso próprios jurados, ficou um pouco parcial demais escolher o autor das melhores fotos, mas o resultado foi que nos divertimos de sobra, e acabamos nosso dia entre risadas, fotos e papos de café.
Tudo bem que essa é uma idéia talvez um pouco excêntrica, e há quem não tenha ânimo pra perambular por aí batendo foto de feliz. Mas vale registrar o dia de outra forma, também: vídeos, fotos "normais", escrevendo num caderno ou num blog, gravando como nota de voz no celular...ótimas surpresas e lembranças sempre surgem quando entramos em contato com esse material tempos depois!


Agora que eu banquei a "repórter da Bons Fluidos" (pareceu materinha boba de revista como essa, é ou não é?), consegui pensar em outras trilhões de coisas que podemos inventar em dias paradinhos, então não admito que venham me dizer que não fizeram nada, ou que ficaram em casa dormindo o dia todo...
Pior: que separaram o dia pra colocar em dia o trabalho atrasado...
Aí é de matar, né?

Nenhum comentário: