quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dica - para quem curte boa música...

Estava xeretando o blog do Zeca Camargo, do qual sou leitora assídua (finalmente alguém que escreve textos mais longos que eu! Nunca vi ter tanta coisa pra contar!), e ele publicou um post falando do último trabalho da nossa super-talento-ser bizarro Amy Winehouse (leia aqui!).
Pra quem ainda está por fora, ela voltou a gravar, para o nosso deleite, e desta vez apostou num antigo sucesso com nova roupagem (ou não tão nova assim, em se tratando dela!), a It´s my party (original de Lesley Gore, de 1965). Falando sobre isso, o texto do Zeca foi basicamente sobre releituras e versões de músicas que já foram sucesso, numa volta ao passado sensacional, que só ele - com todo o conhecimento sobre música e cultura pop - consegue fazer com tamanha propriedade. E ele encerrou pedindo uma contribuição aos leitores, pra que citassem outras músicas que foram regravadas, e que ficaram boas. Ou nem tanto.

Como a música que deu gancho ao post foi a que citei acima, eu me lembrei de uma versão dessa mesma canção, na voz extraordinária de uma canadense, cujo trabalho conheci em viagem ao país no ano passado. E que, na minha opinião, ficou bem melhor que a versão da Amy (e olha que eu sou muito fã da Amy!). Foi com isso que dei meus pitacos no blog do Zeca!

O nome da dita cuja é Nadja, natural de Montrèal (veja o site), e por lá o som dela tocava em vários lugares, ou pelo menos nos mais "cool", incessantemente. Não precisou de muito para que eu, viciada em música e mais ainda em novidades, trouxesse uma cópia pra mim. Curti tanto que a voz dela girou no meu cd player por meses!
O trabalho foi todo produzido de forma independente, só com releituras de músicas que tocaram muito nas décadas de 50 e 60. O estilo lembra bastante o da Mrs. Winehouse, sim, com aquele jeito meio vintage e oldfashion de se fazer música, com a diferença que a voz dela é mais aguda um pouco. Igualmente impecável, porém. Daquelas bem de diva soul, mesmo!
Tem alguma coisa no YouTube, e embora ela tenha sido nomeada pra alguns prêmios canadenses e americanos, a cantora ainda não tem taaaanta notoriedade por lá (basta ver pelo número de acessos aos vídeos, que ainda não é muito expressivo!). As minhas faixas preferidas do cd são Hound Dog (Sim! Aquela que ficou famosa com o Elvis, de 1953!), e Be my baby (de 1962, gravada pelas The Ronettes).
Só pra terem uma noção do que ela é capaz de fazer ao vivo, aí vai:



E por aqui fica a minha sugestão do momento.
Ah, e digo a mesma coisa que escrevi no comentário do blog do Zeca: que ninguém me xingue se não gostar!
Mas acredito que, ainda que não seja do estilo do freguês, impossível falar que é ruim...

Nenhum comentário: