sexta-feira, 9 de abril de 2010

Solidariedade canina

Todo mundo entende um pouco porque cães são considerados os animais mais fiéis e amigos. Muita gente viu (um dos vídeos recentes mais assistidos do youtube!) aquele cachorrinho herói que arriscou a própria vida pra salvar um outro cachorrinho acidentado numa rodovia no Chile (foi lindo, aquilo!). Ou outros episódios do tipo envolvendo cães, como este que posto agora:


Da minha parte, assisti a algo "caninamente" inédito essa semana, ao vivo e a cores, e preciso compartilhar!

Tava voltando pra casa a noite, dirigindo numa via rápida, quando um cachorrinho parado no acostamento chamou minha atenção de longe. Como não era horário de movimento, estávamos praticamente só eu e o asfalto, e uma música de fundo mais ou menos alta (novas!) pra embalar minha solidão no volante.

Andei quase meio quilômetro (pelo meu senso de distância feminino!) só de olho no cachorro, querendo saber se ele tava morto, ou se tava vivo e prestes a se jogar na frente do meu carro (reparei no bicho por muitos metros, o que prova que eu não dirijo distraída e percebo tudo o que acontece ao meu redor sempre que viro pilota!). Como tenho pavor de bicho atropelado, e nunca quero ser cruel, nem sem querer, de matar uma coisinha dessas, diminuí bastante a minha velocidade e meu acautelei de prováveis tragédias.

Quando passei exatamente do lado da cena, vi que não era apenas um cachorro. Eram três! Um segundo tava deitado e um terceiro, menorzinho um pouco, meio que escondido atrás daquele que tinha reparado primeiro.
Não sei a razão, mas fiquei curiosa pra saber do que se tratava aquela reunião canina. Entrei na marginal e fiz o retorno, só pra passar novamente e mais de perto, e ver o que estava acontecendo. Do jeito que sou mole, até pensei em catar todos e levar pra casa, caso fosse algo muito terrível.

Juro que não me acreditei no que vi: o cachorrinho deitado tava MORTO, tinha sido atropelado (ainda não tava com o corpo completamente enrijecido, mas dava de constatar porque ele era sangue puro!), e os outros dois estavam "velando" o coitado!
EU PRESENCIEI UM VELÓRIO CANINO!!!

Precisei passar pelo lugar uma terceira vez pra me certificar de que eu não tava ficando louca e tinha visto direito: era mesmo um velório canino!

Foi uma das cenas mais lindas que já vi! Os dois cachorros estavam ao redor do morto, com o rostinho baixo, e não é exagero da minha parte dizer que eles tavam com carinha de tristeza, mesmo (quem tem cachorro sabe que cachorro fica com cara triste! Cara de manha, de solidão...essas coisas!).
O maiorzinho arrastava a patinha na grama, meio que tentando acordar o morto, ou num gesto de inconformidade, vai saber como são sentimentos de cachorros...

Foi muito real, muito verdadeiro e muito...HUMANO tudo o que pude reparar naqueles poucos segundos! Pareciam pessoas, e eu senti a tristeza de um velório de gente, mesmo! Bateu o pesar, como se eu tivesse perdido algum amigo ou conhecido...

Voltei pra casa, os 2km restantes, com lágrima no olho de escorrer sem que eu precisasse fechar o olho! Que dó que me deu! Tadinhos!

Eu tava tão sentimentalmente abalada, que abri a porta e abracei meu cachorro bem forte, que correspondeu carinhosamente com várias lambidas no meu choro...já sabendo, com certeza, que eu estava triste!

Juro que naquele instante eu quis ser um cachorro...

Nenhum comentário: