quinta-feira, 22 de abril de 2010

Poderes divinos X escolhas humanas

Ócio de feriado faz coisa!
Ócio de feriado que começa com chuva, então...!

Estava ontem num papo-cabeça com a minha mãe, que nos levou pra beeeeeeeeem longe, permeando vários outros sub-assuntos e trazendo várias reflexões sérias a tona.

Uma pergunta quase cósmica surgiu: o que, de fato, acontece porque tinha que acontecer, e o que acontece porque nós escolhemos que acontecesse?

O que é destino e o que é escolha???

É uma OU outra coisa?? São as duas???
Ou nenhuma delas????

Situações da vida sem resposta, praticamente!

Se eu for desenvolver o assunto, pelo menos da forma como desenvolvemos eu e a minha mãe, terei texto pro blog até 2027. Ou justificativas suficientes pra tese e pesquisa científica-religiosa que vai render alguns bons exemplares.

Só vou pincelar o que foi comentado, então.

Começo explicando-me um pouco melhor:
Eu, hoje e mais do que nunca, acredito que existe um dedo divino em tudo o que nós fazemos (pra alguns mais afastados espiritualmente, talvez até um dedo diabólico, mas isso não vem ao caso!), naquilo que somos e naquilo em que nos tornamos. Porque creio completamente no poder de Deus, no plano Dele pra cada um de nós, na Sua Palavra...e essa minha crença vem por buscar a Deus mais frequentemente, por procurar alimentar o meu espírito e minha mente com coisas que vem de Deus...pela fé, principalmente. Entre outras coisas.
Mas quero dizer que creio absolutamente em Deus, penso que não cai uma árvore do pé se não for da vontade Dele.

E isso não é porque eu ando bitolada demais, não. Mesmo os que não acreditam em NADA (e eu conheço algumas pessoas, tenho alguns amigos que não crêem em Deus, em absolutamente NADA!) vez ou outra são flagrados comentando que "tudo acontece por um propósito, nada acontece por acaso".
Mesmo indiretamente, ou mesmo sem perceber, quase todo mundo acredita que existe algo ou alguma coisa por trás de tudo o que acontece.

Basta reparar: TODO MUNDO, pelo menos uma vez na vida, solta a frase "o que tiver de ser, será".

Bom...isso quer dizer que, conclusão 1:
Para crentes ou discrentes, existe, sim, alguma coisa muito maior. Que faz com que tudo aconteça.

MAS, também para crentes, e igualmente para discrentes, existe uma oportunidade pessoal de escolha. Um livre-arbítrio. Algumas coisas que acontecem porque nós, em nossas faculdades, e ocasiões, e desejos, e acertos, e erros, assim quisemos que fosse.

Já li várias divergências doutrinárias a respeito, mas até na Bíblia está escrito que Deus não influencia na capacidade de escolha das pessoas.

E é aí que vem a complexidade de tudo: Eu sou o que sou, penso o que penso, trabalho onde trabalho por um propósito de Deus, ou também por que eu escolhi??
Será que se eu optasse por fazer Arquitetura, por exemplo, em vez de ter feito o que fiz, teria eu sido bem sucedida? Mesmo sem uma aptidão nata pra coisa??? Aliás, como seria a minha vida, caso escolhesse pra mim um outro rumo profissional?
Será que se eu tivesse optado por continuar meu relacionamento com uma paixãozinha antiga aí, será que teria dado certo? Ou não aconteceu porque não tinha que acontecer???
Será que eu moro hoje onde eu moro porque eu quero??? Eu poderia morar sozinha! Ou em outra cidade, outro país!!!
O que eu tomo por prioridade de vida é escolha minha? Ou predestinação?
As atividades do meu dia são assim, hoje, porque eu desejei desta forma??
As minhas amizades, as coisas que eu vejo, os lugares que eu frequento, tudo o que eu sinto...são escolhas ou não?? O que eu procuro aprender, ou desaprender...escolha, também??
Poderia ter insistido mais em algumas coisas, talvez...?
Desistido de outras, quem sabe?
Formaturas, cursos, casamentos, filhos, mudanças, rupturas...são nossos, de nossa opção, até que ponto?

Que doido, né? Posso pegar minhas coisas agora e me mudar de cidade. Posso sair do meu trabalho hoje. Posso terminar um relacionamento hoje. Começar um relacionamento hoje.

Ou não!

Muito complexo entender ou sequer pensar sobre tudo isso. Se alguém diz que tudo é Deus, pode correr o risco de se render à preguiça, ao comodismo, ou ao fato de simplesmente não fazer nada, não projetar nada, nem correr atrás. Porque o que vai acontecer, vai acontecer, e o que não vai acontecer de jeito nenhum não vai acontecer e pronto. Assim, óbvio!
Mas se alguém diz que tudo é escolha, acaba invalidando o poder de Deus.

E aí, como fica?

Só pra acabar o que falamos, eu e minha mãe, e não enrolar por parágrafos a fio, o mais difícil é identificar quando entra a nossa parte de fazer ou deixar de fazer alguma coisa. É uma linha tênue demais entre escolher na hora certa, e deixar que Deus escolha, talvez sempre. Implica em renúncias, submissão, responsabilidade...em sabedoria e discernimento. E mais um monte de coisa, que só vivendo, mesmo, pra aprender.
Às vezes dá até um medinho, mesmo quando existe confiança demais em tudo o que acontece: aquela coisa de "Será que estou no caminho certo? Será que é isso que Deus tem pra mim?"

Da minha parte, preciso mesmo de uma luz de Deus. Sempre.
Pra ser bem direcionada em minhas escolhas e em minhas renúncias. E assim desejo a todos os que conheço, de todo o coração. Que haja, sim, o dedo de Deus em tudo e em todos.
Porque, alguns mistérios, algumas revelações, talvez morramos todos sem entender...

Nenhum comentário: