segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Quando termina é porque acabou - juntando os caquinhos e dando a volta por cima"

Não sei porque cargas d'água esse livro foi parar na minha casa, mas o fato é que ele foi parar lá, e me fez dar boas risadas.

Como sabiamente propõe o título, ele é um manual para términos de relacionamentos. Para os piores momentos de fossa. Para que, realmente, quem se vê sozinho depois de algum tempo em que esteve "junto" (ou quase isso!), possa dar a volta por cima e reconstruir a vida da melhor forma possível.


Os autores, Greg e Amiira Behrendt, são os mesmos do "Ele simplesmente não está a fim de você" (o mesmo que baseou o filme "Ele não está tão a fim de você", mas que não foi tão bom, porque perdeu a parte cômica que recheou o livro e o tornou interessante, na minha modestíssima opinião). Com doses de bom-humor e de realismo crítico, o texto te ajuda a passar por uma situação de solidão, de sofrimento, de rupturas e enxergar uma luz no fim desse túnel tão sombrio.

Colo aqui um trechinho, só pra dar uma noção:


" A melhor pior notícia é que vocês terminaram. Você está bem no meio disso. Não há mais o medo de saber se, ou quando, vai acontecer, nem até que ponto você vai ficar arrasada. Você está vivendo esse momento e, como em tudo mais na vida, a realidade nunca é tão ruim como você temia que fosse. Você não morreu, o mundo não acabou, a comida ainda tem um gosto decente e agora você tem tempo para procurar seus amigos, atualizar suas leituras e se espalhar na cama inteira, se não tiver nada melhor pra fazer.
A parte pior mesmo é se adaptar a essa nova realidade e, claro, aguentar uma dor de cotovelo bem real. O que acontece com um relacionamento que termina e o sofrimento que vem junto é que as duas coisas não podem simplesmente ser desfeitas ou melhoradas. Até mesmo as separações mais consensuais costumam machucar mais um do que o outro, e podem levar a uma avalanche de emoções que demora algum tempo para passar. Mas o outro lado dessa moeda do fim do relacionamento - e aqui vai a melhor notícia - é que você está se libertando de um relacionamento que não está dando certo. Liberdade significa o fim da agonia, o fim do drama e o fim do tempo desperdiçado com alguém que não dava valor a quem você realmente é. Liberdade significa que você pode reprojetar a sua vida, e o céu é o limite - pode pegar todas as coisas que esperava ter no seu relacionamento, todos os seus sonhos sobre o que o amor devia ser, qual a sensação que devia provocar e de que maneira devia funcionar, e encontrar um cara que realmente transforme tudo isso em realidade. Durante esse tempo em que você se sente arrasada e impotente, lembre que ainda controla pelo menos uma coisa: você mesma. E, apesar de não poder fazer com que alguém desfaça o fim do relacionamento, você pode determinar o que acontece depois. É você que resolve se vai usar essa situação como uma virada na vida, se vai sofrer com dignidade, ou se vai deixar essa dor tomar conta de você e impedi-la de viver. Então, comece agora. Comece hoje. Não seja uma vítima do coração partido, seja uma superestrela no controle de tudo!
(É, isso é meio brega, mas você sabe o que eu quero dizer.)"



A parte do "como superar isso" é exemplificada com historinhas hilárias, que no livro são fictícias, mas que costumam acontecer em qualquer relacionamento. E dão lições do tipo "se a pessoa não liga é porque não está afim de ligar, só isso", "se não quis saber por onde você anda, é porque você realmente não tem mais importância na vida dessa pessoa, acorda!", "se não quis pegar com você alguns objetos pessoais, é porque a última coisa que essa pessoa quer é ver você, e é melhor não ver mesmo, vai por mim", "se algum dia essa pessoa perceber que você é o amor da vida dela e que ela fez uma burrada, vai perceber isso sozinha, não precisa ajudar", "não diga coisas que sabe que podem levá-lo a ter esperança de alguma volta no futuro, se não vai haver futuro","quem ama fica junto, se não estão junto é porque esse amor acabou, ou nunca existiu!" e por aí vai.



Às vezes até dói ler alguns dos conselhos e dicas, mas é exatamente o que se precisa ler. Quem passa por uma situação dessas quase sempre precisa parar de se vitimizar e entender, de uma vez por todas, que, se não deu certo, é porque não era pra dar. E que, pra felicidade geral da nação, alguma coisa melhor sempre está a caminho! O único problema é que isso só é óbvio pra quem tá de fora da história. Quem vive a paixão e o amor, custa a acreditar nisso, mas é a mais pura verdade (e Graças a Deus é a mais pura verdade!)! Sabe aquela coisa do "não quer, tem quem queira"? Então. B-a-t-a-t-a!

Até pode parecer meio óbvia, às vezes, essa coisa do "não fale mais com essa pessoa", "evite contato", "arrume algum amigo pra te distrair", "ocupe sua mente", mas quando se trata do momento "tô mal, levei um pé-na-bunda", todo e qualquer clichê do tipo é extremamente valioso. E quem sabe como é dor de fossa, sabe que funciona alguém ou algo que te lembre sempre "esse tanto de frase e conselho clichês".

Por isso que eu indico o livro! Além de sábias reflexões sobre romances e comportamentos, é uma leitura leve e engraçadíssima! Que te faz pensar "Meu Deus, como fui idiota!", sem te fazer passar por uma total idiota - até o contrário: ele te dá uma injeção de auto-estima e tanto!

Pensei, inclusive, em comprar alguns exemplares pra pra presentear alguns amigos mais problemáticos no quesito "relacionamentos" (Ok, se alguém ganhar um desse de mim, não leva a mal! Sou apenas uma amiga zelosa e preocupada!).

Depois da leitura, só resta mesmo dar a volta por cima. Em grande estilo, óbvio.
Porque, ainda bem, tudo nessa vida passa...

Façamos passar mais cedo e mais rápido, então!
Por favor!

6 comentários:

Anônimo disse...

Sim...Cansou disso aqui!? :)
Beijinho!

Anônimo disse...

adoooooooooooreii.. terminei meu relacionamento a poucos dias, e o que eu tenho aprendido a cada dia, é que quanto mais vc sofre, mais vc percebe, que não vale a pena e que a outra pessoa num ta nem aii, ja tive contato com o livro.. indico tbm ! ^^

Unknown disse...

Tô amando este livro!!! terminei meu namoro de 3 anos e meio a algumas semanas...e estou lendo este livro. Acreditem, ainda estou no comecinho do livro...no capitulo 4 e no segundo dia de leitura...eu já exclui meu ex de todos os meus contatos (msn, orkut, celular..etc.).Parece difícil meninas...mas o livro é perfeito! Mostra mesmo que as idéias estão no chão, vc tropeça e acha a solução! Boa sorte para todos os corações que estão dilacerados...beijinhusss

Marília disse...

Infelizmente, tbm sou uma que tá sofrendo com dor de cotovelo. Acabei um casamento de 16 anos e ando me sentindo a última pessoa do mundo. Sabe, a fruta estragada?...Vou comprar esse livro.Obrigada pela dica!

Emy disse...

Rsrsrs... adorei o post, vou comprar o livro, e digo. Já sofri tanto nos ultimos meses até anos do namoro, que acho que não mereço mais sofrer um fossa maldita, melhor levar p/ o lado cômico, mas sem se perder da realidade. Parte dos nosso problemas são como os encaramos. Fácil falar, mas infelizmente muita coisa é assim

Lay disse...

Ótimo livro! Boa dica do livro é ficar 60 dias sem contato com o ex e excluir das r3des sociais