quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Saudade...

Hoje acordei doendo muito.

De saudade...

Talvez tenha sido TPM das bravas, mas acho que era só saudade, mesmo.

Nunca vi coisa pra tocar lá no fundo, a tal da saudade!

Saudades quase sempre machucam e nos levam às lágrimas.

Lembranças é que são boas.
E percebi tudo isso hoje!

Lembro-me com carinho das brincadeiras bobinhas de infância, dos churrascos de domingo, do tempo do colégio, das aulas e ensaios intermináveis e sofridos de ballet...Lembro-me dos meus antigos amores - muitos deles bem platônicos -, das festas da faculdade, do cheiro eterno de protetor solar no mês de janeiro...Lembro-me do meu pai me buscando no colégio, de esperar pelo almoço fantástico da minha mãe, do cheiro de mato das trilhas que fazíamos na férias, de escrever diários e ler revistas de adolescente...Lembro-me das ceias de Natal e de esperar ansiosa pelos presentes que eu já sabia que não eram de Noel, de comprar material escolar pro novo ano letivo, de encapar meus cadernos e costurar minhas sapatilhas...Lembro-me das festinhas americanas com refri e coxinha, de quando comprei meu primeiro sutiã, de quando pintei meu cabelo pela primeira vez, das sessões de cinema em grupo de 15 ou 20, no mínimo...Lembro-me de ir pra praia em ônibus lotado, das festas juninas lá em casa com fogueira de 3 metros, de todos os meus aniversários, de todos os meus amigos - alguns que nem fazem mais parte da minha vida...

Muito bom! Lembrar de cada imagem, de cada pessoa, de cada cheiro, de cada gosto...tudo isso remete a uma tarde chuvosa de domingo, ou qualquer coisa parecida, e faz um bem pra alma que só vendo!

O ruim é quando bate a saudade...Porque saudade é sentir falta do que foi e nunca mais vai voltar. E essa sensação realmente dói.

Então saudade é lembrança?

Olha...lembranças (as minhas, pelo menos) acabam arrancando um sorrisinho gostoso nos lábios.

O que imagino ser a diferença número 1.

Lembrança é a recordação de alguma coisa que, de fato, não vai mais voltar, mas por um motivo óbvio e bastante natural - simplesmente as pessoas envelhecem e o colégio passa, os namoricos passam, várias coisas passam.

Saudade é de alguma coisa que nos foi tirada. Ou roubada. Ou perdida. Ou todas essas coisas juntas.

Hoje senti saudade das pessoas que eu perdi, dos amigos que sumiram e de quem nunca mais tive notícia, das pessoas queridas que se foram...Senti uma saudade imensa da ingenuidade que eu tinha quando era criança e passei a tarde inteira me lamentando por crescer e ver o mundo de forma mais cruel...Senti saudade dos abraços que nunca mais ganhei, dos beijinhos carinhosos na testa que nunca mais beijei, dos amores que eu nunca mais pude amar...

E chorei muito.

Como em pouquíssimas outras vezes...

Nenhum comentário: